RESERVAS ONLINE
ATENDIMENTO 24H RESERVAS ONLINE COMPRE SEU INGRESSO
47 99150 1872 47 3345 8966
Conheça as

Cidades Turísticas

Pomerode

Pomerode

História

Em 1861, algumas famílias vindas da Província da Pomerânia, no norte da Alemanha, chegaram ao Médio Vale do Itajaí e instalaram-se ao longo do rio do Testo, dando origem ao município. Desmembrada de Blumenau em 1959, Pomerode mantém o fascínio de uma pequena comunidade e a forte influência alemã em seus costumes - a dedicação ao trabalho, o respeito à fé religiosa, a arquitetura enxaimel, as sociedades de caça e de tiro, as danças folclóricas, as bandinhas e delícias culinárias que só são encontradas na cidade. A maior prova de apego às tradições da terra natal é sentido no uso freqüente do idioma alemão pela maioria dos moradores e por manterem como feriado o dia posterior à Páscoa e o Natal, como é costume na Alemanha.

Turismo

Colonizada por imigrantes alemães da província da Pomerânia, norte da Alemanha, Pomerode é considerada a cidade mais alemã do Brasil, onde 70% da população faz uso do idioma e dos dialetos germânicos. A cidade também possui um rico folclore, música e gastronomia – em que se pode observar a fidelidade às velhas receitas da culinária alemã. São exemplos o Brezel (espécie de biscoito com três furos e pedrinhas de sal grosso, muito indicado para "segurar" os efeitos da cerveja), o Strudel (torta doce) e o Mohn Brötchen (pãozinho redondo polvilhado com semente de papoula). Em frente ao Jardim Zoológico, pode-se alugar charretes para agradáveis passeios pela cidade.

Natureza

O Jardim Zoológico de Pomerode, inaugurado em 1932, é considerado um dos mais antigos do País. Atualmente no Zoo Pomerode vivem mais de 290 espécies, totalizando aproximadamente 1.400 animais. Dentre as espécies alojadas, muitas correm risco de extinção na natureza, sendo necessário o esforço de conservação. Visite o Morro da Turquia, de onde se descortina uma bonita vista panorâmica de Pomerode e que é ideal para a prática de asa-delta e parapente. Visite também as cascatas Cristalina e do Hauth.

Cultura

A cidade tem 16 clubes de caça e tiro, como é tradição nas cidades de colonização alemã. Bandas tocam valsas, polcas e marchas típicas dos imigrantes. Os corais, ligados a igrejas ou clubes sociais, interpretam canções alemãs, enquanto quatro grupos folclóricos, através dos seus trajes e coreografias típicas, revivem a música e as danças dos primeiros colonizadores. Visite o Museu Pomerano, o Museu Ervin Kurt Theichmann e o grande número de construções em estilo enxaimel, todas cuidadosamente preservadas. Conheça a Praça Jorge Lacerda e o Centro de Arte e Artesanato, que expõe e comercializa peças em madeira, palha, pintura em porcelana, bordado, crochê e bonecas típicas, além de geléias, licores e biscoitos caseiros.

Eventos

Pomerode realiza diversas festas ao longo do ano. A primeira é a Festa Pomerana, em janeiro, com música de bandinha tradicional, bailes, danças folclóricas e gastronomia típica. Também há concursos de culinária e competições tradicionais da antiga Pomerânia, com destaque para a Exposição Agro-Industrial. Em julho tem a Festa do Rei do Tiro Municipal, e, em novembro, a da Rainha. Em alguns dos 16 clubes, as festas do Rei e da Rainha do Tiro Municipal são realizadas todos os finais de semana.

Destaque

Confira o Jardim Zoológico de Pomerode, um dos mais antigos do País, que possui mais de 600 animais de 120 espécies diferentes. Fica bem no centro da cidade.

Parallax Hotel Conexão, feito pela Estúdio Sul Parallax Hotel Conexão, feito pela Estúdio Sul Parallax Hotel Conexão, feito pela Estúdio Sul Parallax Hotel Conexão, feito pela Estúdio Sul