RESERVAS ONLINE

Cidades Turísticas


Brusque

Conheça as cidades com os melhores atrativos turísticos do Balneário de Penha


História

História

Em 1860, liderados pelo barão austríaco Maximilian von Schnéeburg, 55 alemães chegam à região e fundam Itajahy. Nos anos seguintes chegam outros imigrantes, na maior parte originários do sul da Alemanha. Em 1881 a colônia torna-se o município de São Luiz Gonzaga e, em 1890, recebe o nome de Brusque. Anos depois chegam os poloneses, trazendo seus teares manuais e inaugurando o ramo das indústrias têxteis, até hoje presentes na cidade e uma das bases da economia local.

Turismo

Brusque é a Capital Catarinense do Turismo de Compras e principal pólo de pronta-entrega do Estado. Na rodovia Antônio Heil, que margeia a cidade, e na rua Azambuja, é grande o comércio de confecções, produtos de cama, mesa, banho, malhas, tecidos, acessórios, calçados, artigos em couro e bijuterias. A natureza exuberante da região, somada às belas construções em estilo germânico, à afetividade da população e à imponência do Santuário de Nossa Senhora de Azambuja (1956), também trazem milhares de visitantes à cidade. No Vale do Azambuja também podem ser visitados o Morro do Rosário e o Museu Arquidiocesano, importante complexo histórico, social, religioso e cultural de Brusque. Para quem gosta de arquitetura germânica, são destaques a Prefeitura, o Fórum e a Praça Barão Von Schnéeburg, onde existe uma choperia típica e um posto de informações turísticas. A Praça Gilberto Colzani tem como maior atração o lago artificial com chafarizes, que à noite oferece um belo espetáculo de luzes e cores. No centro da cidade há um shopping e movimentado comércio.

Natureza

Visite o Parque Zoobotânico, com 220.000m2 de área preservada, onde vivem cerca de 650 animais de 135 espécies diferentes, mantidos o mais próximo possível do seu habitat natural. Um teleférico de 578m liga o Parque à Minifazenda Colcci (fazenda-modelo em miniatura que retrata o dia-a-dia dos primeiros colonizadores da região), permitindo a visão de boa parte da cidade e da Mata Atlântica. O turista também pode realizar vôos rasantes num avião T6-D da Segunda Guerra Mundial, num projeto de multimídia que encanta os visitantes. Para quem gosta de flores, vale visitar o Orquidário e Bromelário, onde existem mais de 300 espécies de orquídeas e bromélias, regionais e híbridas, obtidas através de sementes de matrizes importadas.

Cultura e Eventos

Brusque também é conhecida por realizar diversas festas ao longo do ano. A Feira Industrial de Brusque, em Junho; a Fenajeep (Festa Nacional do Jeep), o Raid Cidade de Brusque e o Salão do Automóvel, em maio; a Pascoalândia, que acontece 10 dias antes da Páscoa; a Cavalgada de Santa Paulina e a Festa de Nossa Senhora de Azambuja, uma grande romaria ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, com a presença de mais de 40.000 peregrinos de todas as partes do País, em agosto; a Agrobrusque, feira de pecuária, em setembro; o Simpósio Internacional de Esculturas, em novembro, e a Expoflorart, feira de flores e artigos natalinos, em dezembro. Destaque especial para a Fenarreco, uma das famosas Oktoberfest de Santa Catarina e o maior evento da cidade, e para a Exposição de Orquídeas, que ocorre paralelamente à Festa das Flores de Joinville, em novembro e dezembro.

Infra-Estrutura Turística

Brusque tem boa rede de serviços. Para quem vai à cidade em busca de compras, o maior número de lojas concentra-se na rodovia Antônio Heil e na rua Azambuja. Nos dois locais há completa infra-estrutura para os turistas: estacionamento, sanitários, restaurantes e lanchonetes.

Destaques

A Fenarreco (Festa Nacional do Marreco) – uma das festas do roteiro das Oktoberfest (festas de outubro) catarinenses - é o maior evento de Brusque. Resgata as tradições germânicas dos fundadores da cidade, como comer "ente mit rotkohl" (marreco com repolho roxo) e servir pratos com salsichas, com frango ou até lanches, acompanhados de chopp, música e manifestações folclóricas.

Redes
Sociais

 
Av. Eugênio Krause, 3379  •  Praia de Armação, Penha - SC
CEP: 88385 - 000
 
 (47) 99150 1872   
24h
 (47) 99117 3837
 (47) 3345 8966
 (47) 3345 9726
 (47) 99150 1872
 
HOME
O HOTEL
ACOMODAÇÕES
BETO CARRERO
PENHA
CIDADES TURÍSTICAS
EVENTOS
FOTOS
LAZER
PARCEIROS
RESERVAS
CONTATO