Cidades Turísticas  
Brusque  
  Conheça as cidades com os melhores atrativos turísticos do Balneário de Penha


 

História: Em 1860, liderados pelo barão austríaco Maximilian von Schnéeburg, 55 alemães chegam à região e fundam Itajahy. Nos anos seguintes chegam outros imigrantes, na maior parte originários do sul da Alemanha. Em 1881 a colônia torna-se o município de São Luiz Gonzaga e, em 1890, recebe o nome de Brusque. Anos depois chegam os poloneses, trazendo seus teares manuais e inaugurando o ramo das indústrias têxteis, até hoje presentes na cidade e uma das bases da economia local.

Turismo
: Brusque é a Capital Catarinense do Turismo de Compras e principal pólo de pronta-entrega do Estado. Na rodovia Antônio Heil, que margeia a cidade, e na rua Azambuja, é grande o comércio de confecções, produtos de cama, mesa, banho, malhas, tecidos, acessórios, calçados, artigos em couro e bijuterias. A natureza exuberante da região, somada às belas construções em estilo germânico, à afetividade da população e à imponência do Santuário de Nossa Senhora de Azambuja (1956), também trazem milhares de visitantes à cidade. No Vale do Azambuja também podem ser visitados o Morro do Rosário e o Museu Arquidiocesano, importante complexo histórico, social, religioso e cultural de Brusque. Para quem gosta de arquitetura germânica, são destaques a Prefeitura, o Fórum e a Praça Barão Von Schnéeburg, onde existe uma choperia típica e um posto de informações turísticas. A Praça Gilberto Colzani tem como maior atração o lago artificial com chafarizes, que à noite oferece um belo espetáculo de luzes e cores. No centro da cidade há um shopping e movimentado comércio.

Natureza: Visite o Parque Zoobotânico, com 220.000m2 de área preservada, onde vivem cerca de 650 animais de 135 espécies diferentes, mantidos o mais próximo possível do seu habitat natural. Um teleférico de 578m liga o Parque à Minifazenda Colcci (fazenda-modelo em miniatura que retrata o dia-a-dia dos primeiros colonizadores da região), permitindo a visão de boa parte da cidade e da Mata Atlântica. O turista também pode realizar vôos rasantes num avião T6-D da Segunda Guerra Mundial, num projeto de multimídia que encanta os visitantes. Para quem gosta de flores, vale visitar o Orquidário e Bromelário, onde existem mais de 300 espécies de orquídeas e bromélias, regionais e híbridas, obtidas através de sementes de matrizes importadas.

Cultura e Eventos: Brusque também é conhecida por realizar diversas festas ao longo do ano. A Feira Industrial de Brusque, em Junho; a Fenajeep (Festa Nacional do Jeep), o Raid Cidade de Brusque e o Salão do Automóvel, em maio; a Pascoalândia, que acontece 10 dias antes da Páscoa; a Cavalgada de Santa Paulina e a Festa de Nossa Senhora de Azambuja, uma grande romaria ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, com a presença de mais de 40.000 peregrinos de todas as partes do País, em agosto; a Agrobrusque, feira de pecuária, em setembro; o Simpósio Internacional de Esculturas, em novembro, e a Expoflorart, feira de flores e artigos natalinos, em dezembro. Destaque especial para a Fenarreco, uma das famosas Oktoberfest de Santa Catarina e o maior evento da cidade, e para a Exposição de Orquídeas, que ocorre paralelamente à Festa das Flores de Joinville, em novembro e dezembro.

Infra-Estrutura Turística
: Brusque tem boa rede de serviços. Para quem vai à cidade em busca de compras, o maior número de lojas concentra-se na rodovia Antônio Heil e na rua Azambuja. Nos dois locais há completa infra-estrutura para os turistas: estacionamento, sanitários, restaurantes e lanchonetes.

Destaques: A Fenarreco (Festa Nacional do Marreco) – uma das festas do roteiro das Oktoberfest (festas de outubro) catarinenses - é o maior evento de Brusque. Resgata as tradições germânicas dos fundadores da cidade, como comer "ente mit rotkohl" (marreco com repolho roxo) e servir pratos com salsichas, com frango ou até lanches, acompanhados de chopp, música e manifestações folclóricas.

     
         
       
 

     
   



Redes
Sociais
FACEBOOK INSTAGRAM




 
Av. Eugênio Krause, 3379 Praia de Armação, Penha - SC
CEP: 88385 - 000
 
(47) 3345 8966
(47) 3345 9726
(47) 99150 1872
 
HOME
O HOTEL
ACOMODAÇÕES
BETO CARRERO
PENHA
CIDADES TURÍSTICAS
EVENTOS
FOTOS
LAZER
PARCEIROS
RESERVAS
CONTATO